Os disruptores endócrinos são substâncias químicas que alteram o sistema endócrino e a função dos hormônios.
Eles agem alterando a quantidade de hormônios em nosso corpo, principalmente os relacionados a função sexual e reprodutiva.
Os disruptores podem ser naturais, isto é, encontrado em vegetais, cereais e plantas, ou podem ser químicos, produzidos sinteticamente.
Os desreguladores endócrinos químicos são mais perigosos, pois se acumulam nas células gordurosas, sendo eliminados lentamente, agindo como se fossem hormônios naturalmente produzidos pelas glândulas e alterando o metabolismo do organismo. Os desreguladores naturais não se acumulam e são eliminados rapidamente.
A absorção dos desreguladores pode ser pela via digestiva, respiratória, transcutânea (pela pele), transplacentária e durante a amamentação.
Focando na contaminação através do contato com o uso de produtos cosméticos, como maquiagens, esmaltes, hidratantes, protetores solares, sabonetes líquidos e xampus; temos algumas substâncias como os ftalatos que são substâncias que dão maleabilidade aos plásticos, cremosidade aos xampus, maior fi xação e cor aos esmaltes.
Outra substância também utilizada em maquiagens são os bisfenóis, que estão presentes em uma grande variedade de produtos, podendo levar à puberdade precoce, infertilidade masculina, endometriose e outras doenças.
O uso do bisfenol A foi proibida devido à sua comprovação com essas doenças, e a indústria criou os bisfenóis F e S, que ainda não se sabe se podem ser tão nocivos como a primeira.
Infelizmente os rótulos não descrevem os nomes das substâncias de forma clara, sendo a nomenclatura BPA utilizada para o bisfenol A e DBP para o dibutil ftalato e DMP dimetil ftalato.
Algumas embalagens colocam em seus rótulos que são BPA free, porém o substituem pelo F (BPF) ou S (BPS).
Ainda não sabemos qual a quantidade necessária de disruptores endócrinos para causar problemas para a saúde, portanto devemos policiar nossos fi lhos quanto ao uso indiscriminado de produtos para skincare, que atualmente tem virado febre nas redes sociais, expondo as crianças a riscos desnecessários. Precisa utilizar somente produtos disponíveis para cada faixa etária e sempre consultar um dermatologista para saber qual é a melhor opção para cada caso e não levar em consideração vídeos do TikTok ou dicas de infl uencers que não têm a formação necessária para esse tipo de orientação.