Rua Bahia, 41 - Bairro Brasil - Itu - SP

Cuidando da sua pele na quarentena

A pandemia do novo coronavírus impôs a todos uma realidade absolutamente inusitada para a população mundial e a adaptação ao novo mundo se tornou necessária e inevitável.
E principalmente devido a este momento, os cuidados com a saúde e bem-estar devem ser redobrados, o que vai perdurar por um longo período.
Com o isolamento social e a adoção de novos hábitos de higienização, a pele tem sido muito afetada em virtude da ausência de exposição – controlada – ao sol e também o excesso de uso de produtos de limpeza, assim como o álcool em gel.
O cuidado com a pele precisa ser prioridade com atenção diária e também um momento de preparação para a realização de futuros procedimentos estéticos de maneira planejada.
Algumas ações no dia a dia são importantes como hidratação da pele do rosto e corpo com produtos de textura mais intensa, além do uso frequente de cremes hidratantes nas mãos em virtude do excesso de álcool em gel. “Sabemos que vivemos um momento delicado, porém devemos aproveitar este período para cuidar da nossa pele. Com mais tempo podemos preservar e hidratar a nossa pele, que muitas vezes acabamos nos esquecendo devido a rotina atribulada”, explica a dermatologista clínica, cirúrgica e estética Dra. Agnes Nakano, referência no segmento e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.
A exposição ao sol é importante, porém com cautela e sempre com o uso de protetores solares. É fundamental reforçar que o uso dos filtros é obrigatório, mesmo em casa, pois protege a pele da luz visível e dos raios ultravioletas que incidem no espaço. Esse lembrete é essencial também para quem tem melasma. “Como estamos em casa o tempo todo, aproveite para repetir a rotina de cuidados da manhã no rosto e logo depois do almoço. Assim, você vai fazer o tratamento diário três vezes ao dia: manhã, tarde e noite. Ao reaplicar os produtos da manhã, incluindo o filtro solar, você vai potencializar os efeitos”. Dra. Agnes tem residência médica no Instituto Lauro de Souza Lima – Bauru/SP e pós-graduada em cosmiatria na Faculdade de Medicina do ABC. Também realizou estágios nos ambulatórios de Dermatologia da Universidade de Coimbra – Portugal e da Universidade da Pennsylvania na Philadelphia (EUA), além da participação em inúmeros congressos nacionais, internacionais e premiações como o Latina Derma, evento do Colégio Ibero Latinoamericano de Dermatologia e o
Foundation for Dermatological Education – FIDE da Sociedade Americana de Dermatologia.